Chegamos, Brasil!

A dublab é uma rádio online que nasceu em Los Angeles (EUA) em 1999 para ajudar a difundir a música independente, local e do mundo. Concebida como um laboratório de experimentações sonoras, buscando se conectar com o espírito livre da cidade e incluindo as mais diversas vozes e estilos, a rádio hoje está presente também na Alemanha, Espanha e no Japão.

A emissora é parceira de algumas das principais instituições e empresas do setor cultural nos Estados Unidos, como Live Nation, The Music Center, Red Bull Music Academy, MOCA, LACMA, Goldenvoice, Grand Park LA, CalArts, The Getty Center, Walt Disney Concert Hall, Hollywood Bowl e Hammer Museum, entre outros.

Em 2019, a dublab chega ao Brasil com a mesma proposta de dar espaço a quem em geral não está nos veículos mais tradicionais, em uma programação dinâmica e diferenciada, com o objetivo de apresentar toda a diversidade cultural e criativa do país. Entre os colaboradores estão DJs, jornalistas, pesquisadores musicais e artistas.

Trazemos a rádio para terras brasileiras a partir da ideia do Gerah (Geraldo Oliveira), colecionador de discos, DJ e fã da emissora norte-americana. Ele convidou o DJ Zinco e, pouco tempo depois, a jornalista e produtora cultural Mônica Herculano (Nick Lanis) entrou pro time. Na sequência, passamos a contar com a consultoria da jornalista, radialista, curadora musical e pesquisadora Debora Pill.

A proposta da dublab Brasil é ter 24 horas de informação e música que não se costuma encontrar reunidos em um único lugar, em formatos e periodicidades diversos (drops, mixtapes, programas de entrevistas e bate-papo, fixos ou por temporada). Por ser uma rádio internacional, a ideia também é promover o intercâmbio de programas e profissionais: brasileiros sendo transmitidos nos outros países onde a dublab está presente e vice-versa.

Além da programação online, a dublab tem em seu DNA a presença em eventos, e no Brasil não será diferente. A rádio estará em diversos locais, como lojas de discos, galerias de arte, bares, entre outros espaços que abrigam atividades culturais, participando de festas e promovendo ações próprias.

A identidade visual da rádio no Brasil ficou por conta do Estúdio Daó (www.estudiodao.com). A partir de referências importantes da arte brasileira, como os trabalhos de Lygia Clark, Mauricio Nogueira Lima, Emanuel Nassar e Guto Lacaz, e capas de discos de Elifas Andreato, a equipe criou um site que foge dos clichês sobre o Brasil, sem deixar de traduzir sua criatividade. A ideia foi representar não apenas uma região ou uma expressão artística, mas sim toda a diversidade presente no país. E a brasilidade também está representada na fonte utilizada no logotipo, criada por Fabiano Procópio.

Esperamos que este 22 de abril de 2019 seja apenas o começo de uma longa e feliz trajetória da dublab no Brasil e que cada vez a gente consiga trazer e levar mais vozes nacionais para o país e para o mundo.

Vamos juntos?

Geraldo Oliveira (Gerah), Mauricio Lucio (Zinco) e Mônica Herculano (Nick Lanis)
Equipe dublab Brasil