Mok Groove Apresenta: Hard Bossa Mesmo #2

Programa dedicado à vertente mais jazzística da bossa nova, com muito piano, bateria, percussão, violão, baixo e instrumentos de sopro. Geralmente são temas instrumentais, mas não só. Essa cena inclui também temas contemporâneos que tem influencia da bossa nova e outras vertentes musicais que dialogam ou que faz apropriação musical de temas bossanovistas.

Neste segundo episódio, Mok Groove destaca alguns percussionistas e bateristas que fizeram a diferença no estilo bossanovista: Edison Machado, Milton Banana, Dom Um Romão e Mandrake. Tanto Edison Machado quando Milton Banana, seja pela inovação ou técnica, são responsáveis pela consolidação de um estilo bossanovista de tocar bateria.

Traz também a cantora Elis Regina, que com versatilidade, transitou por vários estilos da MPB (samba, música de protesto, bossa nova), e também o dançarino norte-americano radicado no Brasil Lennie Dale, entusiasta da bossa nova que tentou criar uma coreografia para o estilo, mas ficou muito conhecido por dar a Elis Regina um conceito performático de atuação no palco. Aqui Dale canta “O Pato”, clássica conhecida na interpretação de João Gilberto.

Além desses destaques, o programa de hoje traz ainda Os Ipanemas, Quarteto Novo, Moacir Santos, Sérgio Mendes, Zimbo Trio, Pedrinho Mattar, Sambrasa, Walter Wanderley, Trio 3-D, Sexteto do Beco e Tom Jobim.

Sem esquecer de Dizzy Gillespie, interpretando Samba de Uma Nota Só, música que passou a integrar o repertório de muitos músicos de jazz, e também tem Joe Henderson Quintet, com Blue Bossa, e Hank Mobley, com Recado Bossa Nova.

PLAYLIST:
Adriana – Os Ipanemas
Síntese – Quarteto Novo
O Dia Em Que Eu Morrer – Mandrake Som
Stone Flower – Antônio Carlos Jobim
Menino Travesso – Edison Machado
Zimbo Samba – Zimbo Trio
Blue Bossa – Joe Henderson Quintet
Neurótico – Bossa Rio; Sergio Mendes
One Note Samba – Dizzy Gillespie
Sambou Sambou (Sambou…Sambou) – Milton Banana Trio
Tema 3-D – Trio 3-D
O Meninho das Laranjas (The Orange Selling Boy) [1965] – Elis Regina
Feitinho pro poeta – Milton Banana Trio
Samba Pro Pedrinho – Pedrinho Mattar Trio
Afro Blue (Ras Remix) – Dom Um Romão
Astral Whine (An Elegy to Any War) – Moacir Santos
Águas Cristalinas – Sexteto do Beco
Recado Bossa Nova – Hank Mobley
Coalhada – Sambrasa Trio
Os Grilos (The Crickets Sing for Anamaria) – Walter Wanderley
O Pato – Lennie Dale & Sambalanço Trio