In-Edit Radio Show #5

In-Edit Radio Show é uma série que traz e comenta a programação da 11ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário MusicalMarcelo Aliche é diretor artístico do In-Edit Brasil. Maurício Gaia é gerente de comunicação do festival.

Neste programa eles falam sobre dois grandes celeiros da música: Jamaica e Nordeste.

Na programaçao do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, há três filmes que falam sobre os ritmos vindos da Jamaica e que há muito tempo bate forte nos corações de muita gente.
“Rudeboy: The Story of Trojan Records” conta a história do selo que colocou o reggae e ska no mapa mundial da música. Também falam de dois filmes sobre as reverberações disso no Brasil: “Sound
System – A Voz da Quebrada” e “FYA – Um documentário remix sobre o Dancehall da quebrada”.

No outro bloco, Aliche e Gaia falam do Nordeste, que se faz presente na programação do 11º In-Edit Brasil: “Alceu Valença – Na Embolada do Tempo”, onde o próprio Alceu faz uma revisão de sua carreira, também lembra de sua infância e faz reflexões sobre o futuro da arte. Também falam dos filmes “Faz Sol Lá Sim”, sobre bandas filarmônicas de uma cidade do interior de Alagoas; “Guriatã”, que traz a história de Humberto de Maracanã, o maior cantor de bumba-meu-boi do Maranhão; Pipoca Moderna, sobre Sebastião Biano, membro da primeira formação da Banda de Pífanos de Caruaru – aos 100 anos de idade, ele continua na ativa, tocando e fazendo shows ; “Bié dos 8 Baixos”, onde conhecemos Bié, que comanda a roda de samba em Feira de Santana.