DJ Lucian Fernandes – Rap Brasil Mixtape Vol.2

Um pouco da diversidade musical do rap nacional. De meados dos anos 80 até a metade da década de 90 vemos como o gênero ainda em tímida ascensão no Brasil tentou de muitas formas se afirmar e ter uma identidade própria.

Apresentamos aqui achados como a Melô do Tagarela, cantada por Miele e considerada o primeiro rap do Brasil. Eu discordo pois Bons Tempos da Equipe Rádio Cidade é de 79 e o Tagarela é de 80, ambas são versão do clássico Rapper’s Delight do Sugar Hill/Good Times do Chic.

Uma das frases cujo autor eu não conheço, mas adoro cita-la, é “O brasileiro é criativamente incapaz de copiar.” Seja fazendo versões, pegando instrumentais e por aí vai, era uma prática comum na indústria musical copiar os sucessos com a finalidade de vender discos pegando carona na onda e pegando menos pelos direitos autorais. Um dos frutos disso é a versão de The Message do Grandmaster Flash, aqui executada pelo grupo The Hitmakes, grupo de estúdio formado para copiar os hits fazendo jus ao nome. Nesse caso o vocal é idêntico ao do Five Furious Boys, mas no instrumental temos um sintetizador que dá um charme no som e pros ouvidos atentos entrega que se trata de outra versão.

Curiosidades como o disco Rick & Nando, no qual Rick Bonadio (sim, ele mesmo), antes dos Mamonas e seus grandes sucessos, foi ativo no rap como mc e produtor. Destaco ele na produção do disco P.MC & Poetas De Rua ‎– Revolução De Novos Ideais.

Na mix temos músicas com influência do Boogie, Disco, eltrecto, break e house com a Mc Sweet Lee, de acordo com alguns fontes, a primeira mulher a gravar um disco de rap no Brasil.

Tracklist:

1- Black Juniors – Mas Que Linda Estas
2- Black New Juniors – Mas Que Linda Estas
3- Dynamic Duo – You Dont Know What Know
4- Junior – Vontade de Gritar
5- Rick & Nando – Cidade
6- Zuc Zuc – De Taxi Ou De Bus (Wot)
7- The Hitmakers – The Message
8- Ademir Lemos – Rap New Year “Happy Hour”
9- União Break Rap – Break É Emoção
10- Luna & DJ Cri ‎– Guarde Minha Voz
11- Baby Face ‎– Don’t Push, Dance, Dance, Dance
12- Miele – Melo Da Tagarela
13- Equipe Radio Cidade – Feliz Ano Novo
14- Sweet Lee – Dance Comigo (Welcome To The F.D.S. House Mix)

Sobre Lucian Fernandes:
Em Minas, DJ Lucian Fernandes realizou o projeto Da Ponte Pra Cá, ocupando espaços públicos pela cidade de Juiz de Fora, marcou a cena de festas na rua junto com festas como a Bang!!! e o Ratos na Praça. Em São Paulo há um ano, vem buscando conexões entre a música brasileira com o resto do mundo. Trazendo um pouco da diferença dos bailes de MG que sofreram grande influencia de RJ, diferente de São Paulo onde sambarock, R&B e o rap moldaram as pistas. Sem excluir os clássicos, busca os discos e compactos de rap, miami, fresstyle, electro, electro-funk e etc&tal.