Sonido Yaguaro apresenta: ÑANDE – Uma Paisagem Sonora Brasileira #1

A música brasileira é normalmente tomada como um ambiente totalmente rítmico, dançante e alegre. Isso é parcialmente verdade: nós temos esta abordagem tropical à vida, uma rotina hedonista e vitalista cuja expressão provavelmente mais bem acabada é a nossa música quando chegam os tempos de Carnaval e/ou outras celebrações populares país afora. Por outro lado, nós podemos considerar que essa imagem solar e otimista às vezes esconde o fato de que as nossas culturas musicais também expressam a profundidade da mistura crioula que nosso povo guarda em seu abismo inconsciente – com todas as contradições que os séculos passados terminaram por trazer à nossa vida diária.

Nossa música revela, mas também esconde quem somos. Nossa primeira série vai explorar o que podemos considerar a profunda – e muitas vezes subvalorizada – expressão das raízes brasileiras. Paisagens ambientais, experimentais e/ou não-populares vão convidá-les a um mergulho no obscuro ponto de fusão entre nosso legado ameríndio, nossa ancestralidade africana e as forças europeias que deram vida ao que chamamos de Brasil – e música popular brasileira. Poderíamos inclusive adicionar acentos asiáticos e/ou árabes a essa assembleia crioula e humanista. Enquanto vocês ouvirem ‘Uma paisagem sonora brasileira’ vocês serão convidades a perceber e sentir o inconsciente brasileiro, a viajar para esta esquina anti-industrial onde beleza e violência, sagrado e profano, harmonia e ruído, Colônia e Modernidade, passado, presente e futuro, ritmo, poesia e silêncio vivem e interagem em conjunto como uma voz outra, uma face outra, o bater anômalo de um coração, uma contranarrativa musical.

Apresentando Dori Caymmi, Antônio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Jards Macalé, Hermeto Pascoal, Naná Vasconcelos, Milton Nascimento, Stenio Mendes, Sérgio Ricardo, Alceu Valença, Egberto Gismonti, Raimundo Fagner e Gláuber Rocha, essa primeira parte é dedicada a todes aqueles que tiveram que permanecer e/ou foram forçados a viver/morrer em silêncio ao longo da nossa história geral e musical.

Lista de reprodução:
00. Efectos de Sonido – Barcos (Sirenas y bocinas) – 7″ Odeon/CHI, 1965.
01. Dori Caymmi – O Homem entre o Mar e a Terra – LP Homônimo, EMI/BRA, 1981.
02. Antônio Carlos Jobim – Saudades do Brazil – LP Urubu, WB Records/BRA, 1985.
03. Caetano Veloso – Épico – LP Araçá Azul, Philips/BRA, 1985.
04. Jards Macalé – Dois Corações/O Faquir da Dor – LP Aprender a Nadar, Philips/BRA, 1974.
05. Hermeto Pascoal & Grupo – Magimani Sagei – LP Homônimo, Som Livre/BRA, 1982.
05. Naná Vasconcelos – Vozes (Saudades) – LP Saudades, ECM Records/BRA, 1983.
06. Milton Nascimento – Cláudio, Lúcia, Chico e Tiago – LP Milagre dos Peixes, Odeon/BRA, 1973.
07. Stenio Mendes – Taquará – LP Coleção MPBC/Stenio Mendes, Philips/BRA, 1980.
08. Naná Vasconcelos – Um Minuto – LP Amazonas, Philips/BRA, 1973.
09. Sérgio Ricardo feat. Alceu Valença – Briga de Faca – LP A Noite do Espantalho OST, Continental/BRA, 1974.
10. Efectos de Sonido – Perros (Chicos) – 7″ Odeon/CHI, 1965.
11. Excerpts – LP Deus e o Diabo na Terra do Sol OST, Forma/BRA, 1981.
12. Egberto Gismonti – Baião do Acordar – LP Corações Futuristas, EMI/BRA, 1976.
13. Fagner – Romanza – LP Orós – CBS/BRA, 1977.
14. Efectos de Sonido – Lluvia (Intensa) – 7″ Odeon/CHI, 1965.