Amadeu Zoe apresenta: Toca o Disco #19 – Onça Combo (Ubi Sunt)

Programa Toca o Disco apresenta nesta edição a audição do disco Ubi Sunt de Onça Combo, lançado semana passada pelo selo Goma Gringa, com entrevista de Thiago Leiros Costa, músico que encabeça a concepção deste lindo trabalho.

Onde estão? Ubi Sunt se refere à meditação medieval “Ubi sunt qui ante nos fuerunt?” (onde estão aqueles que nos precederam?), evocando uma reflexão sobre ancestralidade e a transitoriedade da vida. Aqui, a banda aprofunda seu estudo de ostinatos e padrões repetitivos que flertam com aspectos da música ritualística africana e sul-americana. Estes padrões são costurados por improvisação livre, minimalismo norte-americano (Reich, Riley) tendo a viola brasileira como fio condutor. Como método, focam mais uma vez em gravações ao vivo costuradas com overdubs e sem uso de efeitos eletrônicos. Música psicodélica e orgânica, latino-americana, feita com as mãos.

Concebido e gravado entre as cidades de Parahyba, São Paulo e Bruxelas, o segundo disco do Onça Combo foi montado lentamente entre 2016 e 2019. Contando com a participação de Thomas Rohrer (Rabeca – improvisador eloquente na cena paulistana tocando com Ponto Br, Juçara Marçal entre outros) e Julián Sánchez (Trompete e Efeitos – professor do Conservatório de Granada na Espanha) o disco representa uma evolução natural do trabalho da banda em direção à experimentação e a consolidação de uma abordagem específica de “spiritual jazz latino-americano”. Na capa temos a arte de Santídio Pereira, xilogravurista representado pela Galeria Estação.

Onça Combo é:

Stephan Thomas – Saxophones e flautas
Suíço radicado no Brasil há 20 anos, Stephan tocou em diversas bandas na Europa e no Brasil. Cresçeu em um ambiente de jazz e improvisação em Zurich nos anos 70. Dentre estas destacamos mais recentemente destacamos Chico Correa & Electronic Band e Néctar do Groove.

João Cassicobra Cassiano – Percussões
Veterano da cena Paraibana, é arte terapeuta e músico. Tocou em diversas bandas da cena incluindo também Chico Correa & Electronic Band. Já colaborou com artistas como Kiko Dinucci e Juçara Marçal, Guilherme Kastrup, Alessandra Leão.

Thiago Leiros-Costa – Violas e produção
Músico, psicólogo e neurocientista, Thiago estuda correlatos neurais das leis de organização perceptual (leis da Gestalt). Esta vivência tem uma grande influência sobre sua busca no minimalismo e o estudo de ostinatos e riffs.

https://gomagringa.com

www.instagram.com/amadeuzoe
www.facebook.com/dadaradioo
www.mixcloud.com/dadaradio